Atribuição do Prémio Christian Geffray, edição 2020 Prémio Christian Geffray
Todos os anos desde 2016, a AFRAMO-CHS, em colaboração com a Embaixada da França em Moçambique, atribui o Prémio Christian Geffray. Este prémio consiste em:
1 ) Uma bolsa de estudos completa para um mestrado em França (incluindo viagens, cobertura das propinas e das despesas de formação e subsídio de subsistência para os dois anos do mestrado)
2 ) Cursos de língua francesa para obter o nível de língua exigido para o ensino superior em França
3 ) apoio financeiro para a realização do trabalho de campo entre o primeiro e o segundo ano do mestrado.
Por ocasião da cerimónia do DELF em 21 de Abril de 2021 ( Diploma de estudos na língua francesa ) no CCFM, para a edição de 2020, a AFRAMO-CHS tem o prazer de anunciar que o prémio Christian Geffray foi atribuído a Constantino Francisco Cossa pelo seu trabalho em : A Janela Única Electrónica como mecanismo de combate à corrupção: O caso de Ressano Garcia 2011-2015 ( Janela Única Electrónica como mecanismo de combate à corrupção: O caso de Ressano Garcia 2011-2015 ) .
Parabéns a ele!
O prémio foi entregue pela presidente da AFRAMO-CHS desde 9 de Março de 2021, Sra. Madalena Chiconela Santana. AFRAMO-CHS, desde a sua criação em 2016, quer continuar a sua acção de cooperação, intercâmbio e formação académica com a França, atribuindo este prémio.
Veja a nossa página regularmente; a informação para a edição de 2021 está a chegar!
Pode também encontrar, abaixo, o discurso do presidente durante a cerimónia (em português) :
Discurso alusivo a entrega do prémio CG
Exmo senhor Conselheiro de Cooperação e Acção Cultural da Embaixada da França
Minhas senhoras e meus senhores
Como uma organização que tem como missão contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em Moçambique, desde a sua criação no ano de 2016, em cada ano a Associação Franco-Moçambicana de Ciências Humanas e Sociais (AFRAMO-CHS), em parceria com a Embaixada de França, organiza um concurso, denominado “Prémio Christian Geffray”, que visa premiar a melhor dissertação de licenciatura na área de ciências humanas e sociais, defendida por um/uma estudante moçambicano/a que tenha concluído o seu curso numa universidade moçambicana.
São elegíveis a este prémio os indivíduos de moçambicana que tenham frequentado um curso superior na área de Ciências Humanas e Sociais numa universidade moçambicana, com menos de 30 anos no momento da candidatura, que os temas abordados na dissertação de licenciatura e na proposta de projecto de mestrado incidam sobre Moçambique, que a média geral seja igual ou superior a 14/20 valores na licenciatura e, pelo menos, 14/20 valores no trabalho de fim de curso, e ter defendido a dissertação nos últimos dois anos.
O prémio atribuído é constituído por ma bolsa de estudos para um mestrado na França que inclui viagem, pagamento das despesas de inscrição e de formação e ajudas de custo durante os dois anos do mestrado; aulas de francês para a obtenção do nível de língua exigido para frequentar os estudos superiores na França e apoio financeiro para realizar o trabalho de campo entre o primeiro e o segundo ano do mestrado.
Para 5ª Edição do concurso o Juri constituído por membros do Conselho Científico da AFRAMO-CHS foi unanime em atribuir o prémio Christian Geffrey ao candidato Constantino Francisco Cossa, cujo tema da monografia é “ Janela única Elecrónica como mecanismo de combate à corrupção: O caso de Ressano Garcia 2011-2015”.
Está de parabéns o candidato premiado, esperamos que retire o máximo proveito prémio e deseja desejamos sucessos nas próximas etapas académicas.
Muito obrigada pela atenção dispensada.
Maputo, 21 de Abril de 2021