Word | 43.6 kb
Expériences de formation à la recherche Actualidades Científicas
Há neste artigo uma breve apresentação da formação em investigação no terreno, na continuidade do acordo (e amizade) entre a Universidade de Paris 8 e a AFRAMO-CHS. Esta comunicação foi feita durante o colóquio fundador da AFRAMO-CHS em 2016. As várias questões e problemas de investigação no terreno são discutidos.
Este trabalho foi elaborado por três professores-investigadores do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade de Paris 8, Nicolas Jounin, Michel Samuel e Livia Velpry, os quais têm todos um forte envolvimento na formação de estudantes universitários de trabalho de campo em França e também os da Universidade Pedagógica de Moçambique.
Os autores deste artigo mostram primeiro os princípios que orientam o tipo de formação que defendemos e implementamos, princípios que têm os seus fundamentos epistemológicos, mas acima de tudo que são alimentados pelas nossas numerosas experiências pedagógicas. A apresentação de hoje será ilustrada por exemplos de uma formação prática em investigação de campo, realizada com estudantes e professores em Moçambique no âmbito de um acordo de cooperação inter-universitária entre a Universidade de Paris e a Universidade Pedagógica.
Este artigo é inspirado pelas diferentes experiências de campo em Nampula e Maputo dos autores deste artigo, entre 2011 e 2014. Está em língua portuguesa.
( Fichier WORD attaché )
Documentos anexados
comunicacao_jounin_samuel_velpry.docx