A Associação Franco-Moçambicana de Ciências Humanas e Sociais Apresentação da associação
"Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em Moçambique."
QUEM SOMOS
A Associação Franco-Moçambicana de Ciências Humanas e Sociais é uma Pessoa Colectiva, de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
A associação é composta por pesquisadores moçambicanos e franceses sobre Moçambique, antigos estudantes moçambicanos em França, assim como outros cidadãos interessados em contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em Moçambique.
OBJECTIVOS
Criar espaços de debate e de discussão sobre pesquisas produzidas sobre Moçambique nas diferentes áreas de conhecimento em Ciências Sociais e Humanas;
Promover programas de pesquisa, em áreas de interesse da Associação, entre equipas dos dois países, e apoiar na edição, publicação e divulgação em formato digital de teses, livros e artigos científicos, através do website da associação e disponibilização de um fundo bibliográfico de obras de ciências humanas e sociais sobre Moçambique.
Criar canais institucionais através dos quais estudantes, docentes, investigadores possam ter acesso à informação académica relevante (sobre congressos, chamada de artigos, mecanismos de atribuição de bolsas para estágios/estudos em universidades francesas e para a realização de trabalho de campo em Moçambique por estudantes moçambicanos ou franceses);
MISSÃO
Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em Moçambique, numa perspectiva científica e interdisciplinar, através de pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento em Ciências Sociais e Humanas, debates, acções de formação e publicação de livros e artigos científicos resultantes da pesquisa desenvolvida por profissionais dos dois países, sobre Moçambique.
VISÃO
Tornar-se numa instituição de pesquisa de referência, nacional e internacionalmente, nas diferentes áreas de conhecimento em ciências sociais e humanas, incluindo a relação destas com as outras ciências. Contribuir para a sistematização, divulgação e visibilidade da pesquisa sobre Moçambique.