PDF | 425.7 kb
O processo evolutivo da atividade jornalística: A internet como base do jornalismo cidadão Actualidades Científicas
Neste capítulo propomo-nos a apresentar e descrever o percurso e as condições que conduziram à participação activa do leitor na produção de informações no mundo da comunicação, mostrando os valores importados das ferramentas interactivas, adaptados para as áreas de comunicação. Condições que segundo as nossas abordagens no ponto 1.2, culminariam com o surgimento do chamado Jornalismo Cidadão com novos paradigmas de difusão de informações.
O facto é que os indivíduos andam conectados em redes (Rebillard, 2011). E, nós acreditamos que em tais redes eles desenvolvem conversas, discussões e debates, criando a opinião pública que lhes serve de motor para a construção da inteligência coletiva. Este resultado é apresentado no ponto 1.3.
Portanto, o debate apresentado neste capítulo sobre os conceitos de Jornalismo Cidadão e Participativo e a evolução do Web ajudarão a obter noções básicas sobre o procedimento deste fenómeno, embora o terceiro capítulo seja mais clarificador, com enfoque sobre as análises dos Websites @Verdade, Olho do cidadão, Kenya Monitor e Mzalendo.
Escrito por Marcolino Alexandre Sitoe no âmbito da Cooperação Moçambique-França
Palavras-chave
Documentos anexados
O processo evolutivo da atividade jornalística: A internet como base do jornalismo cidadão O processo evolutivo da atividade jornalística: A internet como base do jornalismo cidadão