Ir para o conteúdo

Lançamento da 3ª edição (2018) do concurso "Prémio Christian Geffray" Prémio Christian Geffray

Illustration Lançamento da 3ª edição (2018) do concurso "Prémio Christian Geffray"

A cada ano, a Associação Franco-Moçambicana de Ciências Humanas e Sociais (AFRAMO-CHS), em parceria com a Embaixada de França, organiza um concurso, denominado “Prémio Christian Geffray”, que visa premiar a melhor dissertação de licenciatura na área de ciências humanas e sociais, defendida por um/uma estudante moçambicano/a que tenha concluído o seu curso numa universidade moçambicana.

O prémio Christian Geffray é constituído por:

1. Uma bolsa de estudos para um mestrado na França (inclui viagem, pagamento das despesas de inscrição e de formação e ajudas de custo durante os dois anos do mestrado);
2. Aulas de francês para a obtenção do nível de língua exigido para frequentar os estudos superiores na França;
3. Um apoio financeiro para realizar o trabalho de campo entre o primeiro e o segundo anos do mestrado.

O regulamento que se segue descreve as condições de atribuição deste prémio, nomeadamente: os critérios de elegibilidade, as modalidades de depósito das candidaturas assim como as modalidades de avaliação dos candidatos.
Artigo 1. Critérios de elegibilidade das candidaturas
1. Ter nacionalidade moçambicana e ter frequentado um curso superior na área de Ciências Humanas e Sociais numa universidade moçambicana.
2. Ter menos de 30 anos no momento da candidatura.
3. Os temas abordados na dissertação de licenciatura e na proposta de projecto de mestrado devem incidir sobre Moçambique.
4. A média geral deve ser igual ou superior a 14/20 valores na licenciatura e, pelo 
menos, 14/20 valores no trabalho de fim de curso.
5. Ter defendido a dissertação nos últimos dois anos.
6. Encoraja-se a participação de mulheres.
7. Encoraja-se a participação de estudantes que tenham obtido a licenciatura numa 
universidade moçambicana fora de Maputo. 


Artigo 2. Modalidades de depósito das candidaturas

1. Data limite para se candidatar: 15 de Julho de 2018
2. Composiçãododossierdecandidatura:
• Cópia de um documento de identificação válido, devidamente autenticado
• Cópia autenticada do diploma de licenciatura e do certificado de notas com 
discriminação das disciplinas
• Dissertação de fim do curso (texto in extenso) + um resumo de 2 páginas
• Proposta de projecto de pesquisa para o mestrado (2 páginas)
• Um CV actualizado.

3. Endereço para o qual devem-se enviar as candidaturas:
As candidaturas deverão ser enviadas para os seguintes correios electrónicos: aframo.chs@gmail.com /michel.samuel0130@orange.fr até o dia 15 de Julho de 2018.

Artigo 3. Modalidades de avaliação das candidaturas
1. As candidaturas serão analisadas e seleccionadas por um júri multidisciplinar, composto por membros do Conselho Científico da AFRAMO-CHS, aos quais se poderão juntar outros avaliadores/avaliadoras designadas por eles, caso seja necessário.
2. Os dossiers de candidatura serão distribuídos aos avaliadores pelo presidente do Conselho Científico ou uma comissão do Conselho Científico designada por si durante a segunda quinzena do mês de Julho. Cada candidatura será examinada por dois avaliadores.
3. Cada avaliador ou avaliadora emitirácomentários sobre a qualidade da dissertação de licenciatura e sobre o projecto de mestrado. Fará propostas relativas à eventualidade de audição de cada candidato avaliado / candidata avaliada, utilizando a grelha seguinte: audição indispensável / audição possível / audição inútil.
Nas suas propostas, os avaliadores / as avaliadoras terão em consideração que o número de candidatosseleccionados / candidatas seleccionadas para fazer uma audição não pode ser superior a 8.
As avaliações por cada avaliador ou avaliadora serão comunicadas ao Presidente do Conselho Científico ou à comissão designada por si na terceira semana do mês de Setembro.
Assim, serão classificados entre 5 e 8 candidatos tendo obtido as melhores avaliações que serão de seguida ouvidos por um júri composto por membros do Conselho Científico, o qual atribuirá o prémio « Christian Geffray».
4. Os candidatos seleccionados serão notificados por e-mail até o dia 15 de outubro de 2018 e participarão de uma entrevista (física ou por Skype) a ter no lugar em Outubro ou em Novembro nas instalações do Centro cultural franco-moçambicano em Maputo (CCFM).

O seu sítio contém fóruns por assinatura; os visitantes são convidados a registar-se no sítio público.